Equipamentos contam com tecnologias que simplificam as operações dos provedores e ajudam a cortar gastos desnecessários
Referência em inovação, a HUAWEI trabalha muito próxima ao mercado para fornecer os equipamentos mais eficientes para os provedores de serviços de internet (ISPs). E isso não é diferente quando se trata dos dispositivos que são instalados nas casas e nos escritórios dos clientes.
Nesse sentido, a linha de roteadores de WiFi 6 da marca traz as tecnologias mais vantajosas para as operações de banda larga fixa. Em outras palavras, os aparelhos contribuem para fidelizar clientes, ao entregar conexões velozes, estáveis e amplas, e reduzir os custos operacionais dos provedores, tendo em vista diversas soluções embutidas que simplificam e agilizam o trabalho da equipe técnica.
Isso tudo se deve ao fato de que os roteadores da HUAWEI disponíveis no mercado brasileiro foram projetados levando em conta as necessidades dos ISPs que atuam no território nacional.
Quer entender melhor como cortar gastos e aperfeiçoar as operações? Saiba mais, a seguir, sobre as tecnologias que acompanham os equipamentos da marca!
Configuração em lote
Um dos grandes trunfos dos roteadores da marca é a solução HUAWEI HiConfig Preset. A aplicação permite que o provedor configure, de forma rápida e prática, até 100 aparelhos de uma vez, otimizando consideravelmente o tempo gasto nesta etapa do trabalho técnico.
Neste caso, basta o ISP criar um padrão de configuração e replicá-lo para os demais roteadores. Ou seja, não é preciso ajustar manualmente um equipamento por vez. Além disso, a solução torna o processo de instalação da banda larga na casa do cliente muito mais célere, uma vez que o roteador já se encontra devidamente configurado.
E isso não é tudo! O HiConfig Preset ainda garante que os aparelhos mantenham as configurações estipuladas mesmo que o usuário faço o reset.
Gerenciamento a distância
Enviar um técnico à casa do cliente para resolver problemas é muito raro quando o provedor utiliza roteadores da Huawei. Os equipamentos são compatíveis com o ACS (Auto Configuration Server), uma solução que permite configurar e gerenciar remotamente os aparelhos. A aplicação tem suporte aos protocolos TR-069, TR-111 e TR-143.
No caso do TR-069, vale lembrar que inclui a personalização das tecnologias de reconexão XMPP e STUNC, para se adaptar ao ambiente de rede de diferentes operadoras e provedores. Ainda sobre o gerenciamento remoto, os roteadores contam com suporte a WebUI.
Além disso, os prestadores de banda larga podem utilizar o serviço de backup das configurações. Assim, é possível armazenar localmente um arquivo com os aspectos técnicos definidos. Posteriormente, o mesmo arquivo pode ser importado para restauras as configurações dos roteadores.
Manutenção facilitada
Os roteadores da HUAWEI disponíveis no mercado brasileiro funcionam conectados a uma ONU (Unidade de Fibra Óptica), equipamento também fornecido pela empresa aos ISPs. Este modelo de conexão, além de maximizar a banda de internet, contribui para reduzir os custos operacionais dos provedores.
Isso porque, no momento de fazer a manutenção dos equipamentos, o ISP tem a opção de trocar apenas um aparelho por vez. Caso o roteador seja danificado ou o cliente solicite um dispositivo mais potente para acompanhar um plano de internet mais veloz, o técnico pode substituir apenas o roteador, enquanto a ONU mantém as configurações da rede.
No fim, mais uma vez, a empresa consegue agilizar o trabalho da equipe técnica, além de ter mais flexibilidade no uso dos equipamentos adquiridos junto a distribuidoras e revendedoras.
Aplicativo para clientes
Para facilitar as operações dos ISPs, a Huawei também disponibiliza um aplicativo por meio do qual os próprios usuários dos roteadores podem solucionar eventuais problemas e otimizar as redes. Dessa forma, o cliente tem na palma da mão uma ferramenta intuitiva e prática para gerenciar a conexão de banda larga.
O aplicativo HUAWEI AI Life, entre outras funções, permite visualizar o status dos dispositivos conectados, definir limites de velocidade, facilitar a conexão de convidados sem a necessidade de digitar senhas e ainda observar, por meio de um mapa de calor, a cobertura do sinal de WiFi pela casa.
Além do mais, o app traz dicas de como melhorar a conexão residencial ou corporativa. Sendo assim, o próprio usuário final, com poucos cliques, pode aperfeiçoar a rede, sem a necessidade de agendar uma visita técnica.
Segurança reforçada
Outra vantagem proporcionada pelos equipamentos da marca é a segurança reforçada. Os roteadores contam com a tecnologia HUAWEI HomeSec, que protege a rede e o próprio aparelho de ataques de força-bruta e de envenenamento por ARP, reduzindo a necessidade de substituição do ponto de acesso e de manutenção técnica.
Os roteadores ainda acompanham a solução WPA3. Sendo assim, com um simples clique, é possível remover dispositivos desconhecidos da rede.
Além disso, os provedores podem ganhar a confiança de pais e responsáveis com a ferramenta de controle parental. Em linhas gerais, a funcionalidade serve como uma central de controle para acompanhar o modo como menores de idade navegam na rede, inclusive com a possibilidade de bloquear sites inadequados.
Multi-WAN e DDNS
Os roteadores são do tipo Multi-WAN. Com isso, suportam a criação de várias conexões de internet, IPTV e serviços de voz. É possível definir VLANs diferentes com base no ambiente de rede para distinguir os serviços, uma vez que cada WAN é independente da outra. O endereço IP pode ser obtido em PPPoE, DHCP, configuração de endereço IP estático ou modo bridge.
Na prática, o recurso permite que os provedores distribuam o tráfego para diferentes serviços, facilitando o gerenciamento e a operação.
Além disso, os equipamentos têm suporte ao DNS Dinâmico (DDNS), um serviço que atualiza automaticamente os registros de DNS quando os endereços de IP mudam. Assim, os nomes de domínio traduzem os endereços IP da rede em nomes legíveis para facilitar a identificação e o uso.
O mapeamento de nomes para endereços IP é registrado em uma tabela no servidor DNS. Apesar de o administrador da rede atribuir endereços IP dinamicamente e os alterar com frequência, o serviço DDNS tem capacidade para atualizar os registros tão logo isso ocorra.
Depois de fazer login no roteador usando uma conta pessoal de DDNS, o equipamento pode ser encontrado pelo nome de domínio pessoal de DDNS, independentemente do endereço IP da WAN. Com isso, para acessar as funções Remote Access, WAN Ping, DMZ e Port Mapping da WebUI, o provedor pode usar o nome de domínio DDNS, em vez do endereço IP WAN do roteador.
Redução do churn
Os ISPs que já utilizam os roteadores da HUAWEI, além de perceberem uma redução nos custos operacionais, saem na frente no processo de fidelização dos clientes. Aliás, reduzir o churn (rotatividade de assinantes) é um dos maiores desafios dos provedores na atualidade, em função da alta competitividade no setor.
Diante disso, os prestadores do serviço de banda larga ganham a satisfação dos clientes ao fornecerem os pontos de acesso da HUAWEI. Os roteadores maximizam a capacidade das redes de internet, têm suporte ao WiFi 6 e operam de forma inteligente em banda dupla de conexão (2,4 GHz e 5 GHz).
Inclusive, os equipamentos alternam as frequências automaticamente, conforme a necessidade de cada dispositivo conectado, e ainda contam com tecnologias que facilitam a criação de redes mesh.
A solução HarmonyOS Mesh+, por exemplo, simplifica a formação de uma rede mesh com outros pontos de acesso da marca. Isso é fundamental para ampliar a cobertura do sinal e não deixar nenhum cômodo sem acesso à rede.
Vale lembrar que o roteador HUAWEI WiFi AX3S, o mais novo modelo da marca, ainda vem com EasyMesh, tecnologia que possibilita que o aparelho seja pareado com equipamentos de outras fabricantes, aumentando a flexibilidade dos provedores.
Confira um resumo das vantagens dos roteadores da Huawei para os provedores: